31 de outubro de 2012

Mais flores para os beija-flores!

Como prometi a alguns dias atrás vou postar sobre mais flores para beija-flores.
Você sabia que os beija-flores precisam consumir de 6.600 a 12.400 calorias por dia?É impressionante!
Mas o beija-flor consegue,em um minuto seu coração bate de 480 a 490 vezes quando está em repouso e pode chegar até 1.260 vezes quando está em voo!Incrível não é?
Então vamos continuar com nossa lista de flores para beija-flores!

Hoje vou falar sobre uma planta linda,cujo seu nome é Camarão vermelho.
De origem da América do Norte o camarão vermelho é uma ótima planta para atrair beija-flores.Além de atrair beija-flores,também atrai borboletas.Seu nome cientifico é Justicia Brandegeana. É uma planta perene,que prefere meia-sombra.O camarão vermelho não tolera geadas,pode crescer até um metro e meio,e floresce o ano inteiro.

Outra planta que os beija-flores adoram e que floresce o ano inteiro é a Grevílea-anã.

A grevílea-anã é uma planta que atrai muitos beija-flores e pode também atrair borboletas e abelhas.É uma planta perene,pode atingir de 4 a 6 metros de altura.Seu nome cientifico é grevillea banksii,suas flores são vermelhas mas também podemos encontrar a de flores brancas.A grevílea anã prefere sol-pleno,e em solo rico em matéria orgânica;a Grevílea anã tolera geadas.



                                                                 google imagens!

A grevílea anã solta cápsulas com muitas semente!E é uma planta excelente para atrair beija-flores,pois é rica em néctar.
Mais para frente vou postar sobre mais flores para beija-flores! :D
Obs:.Clique nas fotos para vê-las em tamanho original!
Deixa seu comentário!

27 de outubro de 2012

Surpresas no passeio!

Fui em uma floricultura em minha cidade para comprar flores para os beija-flores.A floricultura era linda enorme!Andando pela floricultura  a moça me disse que um beija-flor havia feito um ninho em um vaso de samambaia,e fui correndo ver o ninho!Era um pequeno beija-flor tesoura recém nascido,aproveitei que a mãe do pequeno beija-flor não estava perto do ninho e tirei algumas fotos.



 Logo que tirei as fotos a mãe do beija-flor já estava me vigiando...

A mãe do pequeno beija-flor escolheu um bom lugar para fazer seu ninho.
Vi também uma pequena borboleta em uma margarida amarela.Repare que no final de suas asas tem uma ''bolinha'' laranja.
Encontrei muitas flores que os beija-flores adoram:
Grevílea-anã-É uma planta perene nativa da Austrália,atinge de quatro a seis metros de altura.Suas flores contém muito néctar atraindo muitos beija-flores.Suas flores podem ser de cor vermelha e branca,deve ser cultivada em sol-pleno,e floresce o ano inteiro!
Beija-flores adoram esta planta e algumas abelhas podem visitá-la também.

 Amélia- É um arbusto nativo do Brasil,produz pequenas flores inicialmente amareladas e vão se tornando avermelhadas.O crescimento da Amélia é lento,ela floresce o ano inteiro e prefere meia sombra.A multiplicação da Amélia pode ser feita através de sementes e estacas,que enraíza facilmente.
 
A Amélia é rica em néctar atraindo muitos beija-flores!
Penta-Também é conhecida como Estrela-do-Egito.Ela solta muitas e pequenas flores.Suas cores variam de vermelhas,rosas,brancas ou roxas.Pode atingir 1 metro ou até 1.5 florescendo o ano inteiro.

As Pentas atraem muitos beija-flores e muitas borboletas!!

Hibisco-Deve ser plantado a sol-pleno ou em meia-sombra,e em solo rico em matéria orgânica.O hibisco floresce o ano inteiro atraindo beija-flores e borboletas.

Comprei Brinco-de-Princesa,Pentas,Escova de garrafa,Amélia,dipladênia e o camarão vermelho.
Quem vistar Araçatuba não pode se esquecer de ir na floricultura Casa&Flor que fica na rua Brigadeiro Faria Lima,2801 no Parque Industrial I.
Foi um passeio cheio de surpresas e alegrias,pois no meio do cinza ainda há um lugar verde.
Não se esqueça de deixar o seu comentário!


26 de outubro de 2012

Zínias no jardim!

Uma bela e colorida sugestão de flor para o seu jardim é a zínia!Além de suas flores serem de cores variadas,ela também atrai beija-flores e borboletas.
Conhecida pelos nomes: Zínia,canela-de-velho,capitão ou moça-e-velha.De origem da América do Norte.A zínia pode crescer de 0.9 a 1.2,a zínia prefere sol-pleno e seu ciclo de vida é anual(no ano seguinte terá que plantar novas sementes).A zínia pode ser facilmente cultivada,mas a melhor opção econômica é comprar as sementes e plantá-las em solo rico em matéria orgânica.Depois de 30 dias você terá o jardim cheio de zínias colorindo seu jardim,com muitos beija-flores e borboletas!


 Suas flores são duráveis e bem coloridas.Eu prefiro a zínia gigante e a zínia dobrada.


Há também outras variedades bem conhecidas que são a zínia liliput ou zínia pon-pon que pode chegar até mais ou menos 30 centímetros.Pode ser encontrada em terrenos baldios, mais facilmente nos sítios e nas cidades.
Obs.:Clique nas fotos para vê-las em tamanho original!
Deixe seu comentário!




22 de outubro de 2012

Ajude os beija-flores!.

Como prometi,vou postar sobre mais plantas atrativas para beija-flores!Vou postar sobre espécies de fácil cultivo.Então vamos começar!

Escolhi uma planta que está na época de florescimento,fica ótima em vasos pendurados,em uma floreira sob a janela,em taludes,sacadas,muros etc...Até quem mora em apartamentos pode ajudar os lindos beija-flores!

Russélia

As russélias das fotos são de minha casa,e elas florem o ano todo e vejo muitos beija-flores visitando ela.
A russélia é uma planta pendente,ela solta muitas flores e pode crescer até mais de 2 metros!!A planta flore o ano inteiro ,atraindo muitos beija-flores e borboletas.
Deve ser cultivada sob sol-pleno ou em meia sombra,em solo fértil e rico em matéria orgânica.Aprecia o calor e é tolerante ao frio,e aos ventos! Suas flores tem bastante néctar,e os beija-flores adoram!


Outra planta que os beija-flores adoram,e que também flore o ano inteiro é o chapéu-chinês.Arbusto,nativo da Ásia e do Himalaia,cresce até 2.4 ou 3 metros de altura, prefere meia-sombra e sol-pleno,mas ela gosta mais de sol-pleno.O solo deve ser rico em matéria orgânica.
As podas estimulam a ramificação e a renovação da ramagem.Os beija-flores também adoram esta planta e algumas abelhas podem visitá-la também.


Existem mais plantas que atraem beija-flores,vou postar sobre elas mais para frente!
Não se esqueça de deixar seu comentário,o blog fica mais bonito com a sua participação!

20 de outubro de 2012

Beija-flor tesoura e surpresas...

Nome comum:Beija-flor tesoura
Nome cientifico: Eupetomena macroura

Encontrada em todo o Brasil exceto na região amazônica, essa espécie de beija-flor é uma das mais conhecidas do Brasil, pelo fato de ser bastante comum em jardins.
Possui comportamento territorialista, defendendo ferozmente seu território de outros beija-flores.
Sua alimentação consiste basicamente de néctar de flores, mas também caça pequenos insetos. 
Os beija-flores tesouras são muito briguentos, e defende o seu território de outros beija-flores!
Na minha cidade é o beija-flor mais comum.Fui no sítio da minha avó, e descobri que um beija-flor tesoura estava dormindo na samambaia dela,tive muito cuidado ao tirar a foto para não assustá-lo e ele ir embora.
                                                  O beija-flor não se assustou comigo!
                                             Foto pega no site:http://luis.impa.br/photo/birdindexframes/beija-flor-tesoura


Tive uma surpresa ao chegar ao sítio,pois vi um petúnia linda e plantada em uma garrafa pete 

E outra surpresa que tive foi o pé de jabuticaba(uma árvore frutífera que dá uns frutos pretos com polpa branca,tem um gosto doce e suave.), o pé de jabuticaba estava lotado de frutos deliciosos!
No ano passado o pé de jabuticaba soltou mais frutos,e esse ano soltou poucos frutos .
Comentem!!! 
                                                                                    

18 de outubro de 2012

Não deixem os beija-flores morrerem.

Você sabia que, no inverno, beija-flores podem morrer de fome e frio? Sim, é verdade. Beija-flores podem morrer de fome e frio durante o inverno, pois a oferta de flores e insetos é muito menor. Em dias frios e nublados algumas flores sequer abrem suas pétalas. A situação fica muito pior quando, após vários dias de chuva, a temperatura cai bruscamente. Então,  a noite chega e beija-flor cai em sono letárgico, a temperatura do corpo cai de 40ºC para 19ºC, assim eles economizam energia. Se a manhã seguinte for ensolarada, o corpo do beija-flor se recupera gradativamente com o aumento da temperatura ambiente. Somente quando a temperatua corporal dele chegar a 30ºC ele poderá voar novamente.Até ele se recuperar e voltar a sua temperatura ambiente ele é uma presa fácil!
O cinza das cidades estão invadindo o verde das florestas. As aves que não vão embora para regiões mais verdes são obrigadas a percorrer quilômetros à procura de comida.



Você pode ajuda-los!Você seria capaz de ajudar uma criatura tão linda como essa?
Agora que vamos fazer algo por eles,vamos começar a fazer um jardim para essas magníficas aves!
  Aqui no Brasil,temos um inverno sem neve,e algumas plantas florescem o ano inteiro.Algumas dessas plantas são muito atrativas para beija-flores.Vou começar com algumas espécies de flores atrativas para eles
Caliandra


A caliandra, uma planta rústica, fácil de cuidar. Poder ser cultivada a pleno sol, em solo fértil. Excelente para formar cercas-vivas ou como planta isolada. Algumas pessoas fazem podas anuais. Se não for podada pode atingir 5m de altura. A caliandra vermelha atrai mais beija-flores, pois eles enxergam melhor a cor vermelha.
Camarão Amarelo
                                                        (Foto feita em minha casa)
Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. Sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar suas inflorescências.De fácil cultivo é muito utilizada em vários jardins!
Suas flores contém muito néctar,os beija-flores adoram!!!!!!!!!!!!!!!!

Brinco-de-Princesa

Os brincos-de-princesas gostam do clima ameno ou quente e úmido. São pouco exigentes com o solo, com exceção de algumas variedades que preferem solo arenoso e rico em matéria orgânica.De fácil cultivo,e é muito atraente para beija-flores.Cresce até 2 metros.

Lantana

Muito atraente para beija-flores,e as cores das flores colorem qualquer lugar! Todas as espécies são consideradas invasoras e os pecuaristas detestam essa planta. 

É uma planta muito rústica, precisa apenas de muita luz solar. Pode ser podada e tolera geadas. Floresce o ano todo e atrai beija-flores e borboletas.
Então vamos começar o jardim?
Mais para frente vou postar sobre mais plantas atraentes para beija-flores!!
Comentem!!!


                                                                                                        

17 de outubro de 2012

A magia da primavera

Nesta primavera se prepare para receber visitas de beija-flores,borboletas e abelhas no seu jardim!

As cidades estão mais floridas,deixando a cidade mais colorida,cheia de vida, e alegre para todos.Sempre fui fascinado por beija-flores,planto muitas flores atrativas para eles, planto flores atrativas também para abelhas e borboletas,que estão sempre em minha casa.A primavera é uma época de alegria,com muitas flores colorindo cada canto,desde praças e escolas,até os jardins de todos os lugares!
                                            Clerodendro

                                            Foto de um beija-flor na flor de São-João fonte
                                          Flor sininho (foto feita em minha casa)

                                 
 Flor lantana(mais conhecida como ''cambará'') foto feita em minha casa.
A primavera sem dúvidas é uma época linda,com flores perfumadas e colorindo a cidade!
comente a postagem!