22 de junho de 2013

Marianinha


A Marianinha é um arbusto perene, rústico, e simplesmente maravilhoso. Suas flores são tubulares e com muito néctar, que atraem beija - flores,  borboletas, e abelhas. São extremamente fáceis de cuidar, ela tolera períodos curtos de estiagem, e ela  tolera sol - pleno, o que favorece seu florescimento em épocas de verão. A Marianinha ( Streptosolen Jamesonii ) floresce no inverno e no verão, ela pode chegar até dois metros de altura!






Uma coisa muito interessante que eu observei nessa planta, é que, suas flores quando abrem, são amarelas, depois passam para uma coloração alaranjada, e depois sua coloração passa a ser um tom laranja escuro e bem forte. A Marianinha prefere sol - pleno, mas vai muito bem à meia - sombra.


Como podem observar nesta foto, vários insetos também se alimentam do néctar desta planta!



A Marianinha tolera geadas fracas, mas em alguns casos, ela não tolera. No inverno, é aconselhável regá - la duas ou três vezes por semana, e as adubações devem ser realizadas de dois em dois meses. A realização de podas necessárias para que a planta cresça bem, mas sempre depois do florescimento; a Marianinha pode ser atacadas por cochonilhas ou por fungos, por isso as podas devem ser realizadas.
A Marianinha aprecia solo rico em matéria orgânica, e pode ser plantada em jardins espaçosos, em vasos, isolada no jardim, e é utilizada em praças, jardins comunitários, e em bordaduras.
Esta planta pode ser encontrada por R$ 15,00  .