A zínia é uma planta encantadora e muito chamativa. É uma planta anual e tem uma floração impressionante! Suas flores tem cores bem chamativas e é muito usada no paisagismo. Já postei sobre um pouco delas aqui no blog. Esta planta pode crescer até um metro e trinta centímetros, e ela atrai beija-flores, borboletas e também pode atrair abelhas.
Deve ser cultivada à sol-pleno e o solo não precisa ser muito rico em matéria orgânica, mas se o solo conter muita matéria orgânica, ela pode florescer ou crescer mais! Existem várias cores de zínias como: rosa, vermelho, branca, laranja, amarelo, roxo, creme, com mesclas e listras, e há também a variedade com a cor verde( mais rara )!
Suas flores tem grande durabilidade, e se multiplica por sementes que são facilmente levadas pelo vento ou se espalham pelo jardim, tornando esta planta invasiva. Há a variedade da zínia dobrada anã ( zínia liliput ) que já cultivei muitas vezes. Algumas zínias nascem até em rachaduras no chão e no meio de entulho, estas das fotos nasceram no meio de um pequeno monte de pedras.
Deve ser cultivada em sol-pleno e não é necessária a realização de podas. O solo não precisa ser rico em matéria orgânica. É uma planta muito comum em todo Brasil. Elas nascem na beira de estradas, em rachaduras e em qualquer lugar onde cair suas sementes, por isso é considerada invasiva, mas é uma planta maravilhosa!
Deixe seu comentário.