14 de novembro de 2012

A linda planta Mirabilis


A mirabilis é uma planta bem curiosa,pois suas flores abrem de noite;exalando um perfume suave.É  um belo arbusto,que floresce o ano todo.Suas raízes são tuberosas,ou seja,ela é uma planta bulbosa!
Apresenta flores de várias cores como o amarelo,vermelho,branco,rosa,lilás e também com mesclas e listras.
A mirabilis pode crescer até  oitenta centímetros, é uma planta rústica e de fácil cultivo.Prefere ser plantada a pleno-sol, pode ser plantada em vasos,jardineiras,cestas e presta-se para maciços,bordaduras,e em conjuntos.
Ela é uma planta que pode se abrir em dias nublados,se abre a noite, e fica aberta por até 9 horas da manha para atrair os polinizadores.Ás vezes de manhã vejo algumas abelhas e borboletas na  Mirabilis!  



Com o horário de verão as Mirabilis abrem ás 6:30 da tarde e ficam abertas durante a noite!
Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica,e sempre em sol-pleno!
No meu jardim ela se espalhou,e já tenho umas cinco mudas dessa planta!






Eu tenho das cores rosa,e salmão.Ela tolera o frio e gosta de adubações mensais.





Se for plantada em meia-sombra a sua floração diminui.Sua multiplicação é realizada através de sementes e divisão dos bulbos.

Em meu jardim essa linda Mirabilis nasceu sozinha!Ela começou a crescer  e decidi deixa-la no jardim,e agora já está com essas belas flores.Nas ruas ela não é muito percebida,por causa que ela se abre de noite.É muito comum em terrenos baldios,ou do lado de árvores.
Gosto muito dessa plantinha,além de suas flores magníficas ela solta um perfume agradável.

Sempre vejo nas calçadas,e em praças.A cor que eu acho mais bonita da flor mirabilis é a branca com mesclas vermelhas.


8 comentários:

  1. muito interesante essa postagem.....nao sabia parabenss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel,que bom que você gostou!Essa plantinha tem muitas surpresas...
      Abraços!Tudo de bom!!

      Excluir
  2. Sempre vi essa plantas nas calçadas aqui perto de casa,e é verdade essa planta passa despercebida por algumas pessoas.
    O cheirinho da mirabilis é uma delicia néh ?
    Adorei essa postagem,antes eu não sabia o nome dessa planta.Minha mãe tem bastante dessa plantinha em vasos e em jardineiras... ela adora aquele cheirinho.Quando eu era criança adorava cheira a mirabilis,é um cheiro muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,essa planta é bem comum em calçadas,praças,etc...
      O cheirinho dela é bem suave e adocicado,e muitas pessoas cultivam ela por causa desse cheiro maravilhoso!
      Abraços e obrigado por sua participação!!

      Excluir
  3. Oi seu blog é muito legal!tenho muitas dessas aki em casa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Tenho essas plantas de todas as cores e mescladas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho essas plantas de todas as cores e mescladas.

    ResponderExcluir