20 de fevereiro de 2013

Ametista

A Ametista é uma planta de fácil cultivo e de belo efeito ornamental, deixando o ambiente mais coloridos e bonitos. É uma planta perene, de pequeno porte, que pode atingir até sessenta centímetros. Pequena, bonita, e fácil de cuidar, vem tomando espaço em projetos paisagísticos. É nativa da África do Sul  e floresce com mais intensidade na primavera e verão, mas a floração se estende por todo ano!



Suas folhas são verdes escuras por cima, mas embaixo  a folha é roxa. Suas flores são roxas, mas existe também a variedade com flores brancas que também são muito belas. É uma planta perfeita para quem não tem espaço, ou mora em apartamentos, pois elas são de pequeno porte, perenes, aguentam os ventos, e atrai borboletas. Elas preferem sol-pleno ou meia-sombra.



Suas inflorescências soltam muitas flores, principalmente nas duas estações que citei. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e as adubações podem ser realizadas de dois em dois meses. ela gosta de água, podendo rega-la todos os dias, mas o solo nunca pode ficar encharcado!

Podem ser cultivadas em vasos, plantadas em canteiros, plantadas em conjuntos no jardim, em cestas, vasos grandes, e em jardineiras. Se multiplica por estaquias, e seu preço varia de R$6,50 à R$7,00.



Deixe seu comentário!!!

4 comentários:

  1. Oi Giovani, uma plantinha muito linda, adorei!
    Um feliz final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima, essa plantinha é um show!!!
      Um ótimo final de semana para você!!!
      Abraços!

      Excluir
  2. Bom dia
    quero saber se é nec essa´rio uma poda nesta planta, como e quando ele deve ser realizada???

    ResponderExcluir
  3. Cultivo a ametista há aproximadamente 2 anos. Apresentaram-se sempre lindas, tanto em vasoscomo nos canteiros. Mas de 5 meses para cá, estão fenecendo, ficando com aspecto feio , o canteiro ficou ralo. Adubei, tentei podar, pesquisei sobre os cuidados e não tive sucesso. Estou perdendo minhas ametistas.

    ResponderExcluir