21 de agosto de 2013

Sanquésia

Desculpem a demora para fazer postagens. Estou tendo muitas provas ultimamente e tenho que estudar muito, pois o conteúdo não é fácil. Mas, tentarei atualizar o blog o mais rápido possível.

_________________________________________________________________________________

A Sanquésia é um arbusto perene e que floresce o ano todo. É conhecida como Batom - amarelo, Sanquésia, Tubinho - amarelo, etc... É muito utilizada no paisagismo, e tolera geadas, desde que não sejam muito intensas. Além de suas flores, as  folhas são verdes com linhas amarelas, extremamente perfeitas para o paisagismo.



Formigas se alimentando do néctar


É uma planta RICA em NÉCTAR, perfeita para atrair beija - flores, borboletas, abelhas e aves que se alimentam de néctar. Essa é uma planta que não pode faltar em nenhum jardim para beija - flores, borboletas e abelhas, além de suas flores amarelas serem muito bonitas e ornamentais, elas atraem essas aves e insetos maravilhosos. A Sanquésia não tolera bem longos períodos de estiagem. 





A Sanquésia aprecia sol - pleno e meia - sombra, deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica, e cresce até 3 metros. Ganhei uma mudinha com aproximadamente vinte centímetros, de uma senhora que conheci, cuidei bem da plantinha, e hoje está com um pouco mais de 2 metros de altura e cheia de flores. 
As podas devem ser realizadas pelo menos três vezes por ano, estimulando novas brotações, retirando ramos secos ou com doenças.
A muda é encontrada em floriculturas e em viveiros de plantas, por R$ 25,00.
Multiplica - se facilmente por estaquias.


Curta a página do blog no Facebook -> CLIQUE AQUI !!

8 comentários:

  1. Oi Giovani, acho que não conhecia esta plantinha, mas achei tão linda suas flores, tipica pra atrair beija-flores, aqui tenho algumas pra eles, mas não sei por que, só aparecem dois, quando cheguei por aqui no meu bairro existiam bem mais, uma pena...
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima, os beija - flores amam esta planta. Os beija - flores estão sumindo aos poucos com a falta de alimento, realmente, uma pena...
      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Muito bela , e além de ser um instrumento pra atrair estes belos passarinhos , é uma planta maravilhosa pra se ter no jardim.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Simone, ela é muito linda mesmo! Ela é perfeita para atrair atrair aves e insetos.
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá,Giovani!
    Que beleza de planta! Confesso que ainda não a conhecia e nem me lembro de tê-la visto por aqui aonde moramos...Realmente ela é muito interessante e possui belas e admiráveis flores! E esse formato dessas flores,em "tubinhos", é mesmo um chamariz para os beija-flores,ávidos em encontrar o néctar saboroso... Adoraria também tê-la aqui no nosso pequeno jardim! E como bem comentou a nossa amiga,Fátima, também tenho notado já a muito tempo a diminuição da população desses queridos pássaros, e tudo que pudermos fazer para que eles se sintam mais confortáveis e bem vindos, e alimentando-os com uma maior oferta de alimentos, será sempre valioso! Muito obrigado,meu amigo, por compartilhar conosco estas plantas adoráveis e boas informações!
    Um abraço grande,bons estudos e ótimas provas pra você!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa! Os beija-flores amam a Sanquésia, uma das favoritas deles. A cada dia que passa, há menos oferta de alimentos para os pequeninos, as pessoas deveriam plantar alguma flor atrativa para eles para aumentar a oferta de comida.
      Abraços e obrigado!!!!

      Excluir
  4. Giovani

    Achei linda essa flor, eu não conhecia.

    Adoro flores amarelas

    Gostaria de saber, os cuidados com lavandas, pois ganhei mudinhas e não sei como cuidar. Se puder me ajudar, agradeço.

    abraço

    Regina Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina! O cultivo de lavandas é simples, ele pode ser plantada em vasos ou no jardim, com solo rico em matéria orgânica! Ela pode ser plantada à pleno sol ou a meia - sombra. Se sua região ser quente é mais aconselhável plantá-la à meia-sombra!
      Abraços!

      Excluir