8 de outubro de 2013

Tesourinha

A Tesourinha ( Tyrannus savana) é uma ave migratória, que esbanja beleza por onde passa. É conhecida também como tesoureira, tic - tic, tesourinha - do - campo, entre outros... É uma ave conhecida no Brasil inteiro por causa de suas migrações; migram devido a distribuição de alimentos, quando há escassez de alimentos em uma determinada área, elas migram para outras com grande oferta.





Não é uma ave colorida como beija - flores ou outros pássaros, mas são lindas! Se alimentam de frutas e insetos. O período de reprodução é de setembro a dezembro, onde é comum ver perseguições aéreas, perseguindo outras aves que se alimentaram de seus filhotes ou que  estão " roubando " ou parasitando seu ninho. 
Uma coisa muito interessante que percebi é que os pais se revezam na criação dos filhotes. Há um ninho delas em uma árvore perto de minha casa e percebi esse comportamento; enquanto a mãe saía para procurar alimento o pai alimentava os filhotes e quando a mãe chegava o pai saía para procurar comida.


Casal de Tesourinha




É encontrada em todo o país e procuram áreas abertas ( cerrados ou pastos, por exemplo), áreas de plantações, matas e, também, comum nas cidades.
A incubação dos ovos demoram em média 14 dias e os filhotes largam o ninho com 15 dias após a incubação. São botados em média 3 ovos por ninhada. Depois dos filhotes terem nascidos, as Tesourinhas migram para o norte e só aparecerão novamente em meados de setembro. 

7 comentários:

  1. Ontem quando estava dentro do onibus vi um voando , muito lindo e lembrei que meu pai falava que este passaro era a tesoura de Deus.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, meu avô também fala isso.
      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Oi Giovani,
    Que pássaro lindo! Acho que não conheço, que sorte tirar fotos tão boas!
    Beijos e um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima!! Essa ave é fantástica, muito linda!
      Abraços e um ótimo final de semana !

      Excluir
  3. Olá,Giovani!
    Que beleza de fotos,amigo!!! Sei o quanto pode ser difícil a gente conseguir captar as imagens desses maravilhosos seres alados que são os passarinhos...Sempre tão inquietos,né? (Rs...) Meus parabéns pelas belas imagens!!! E que interessantes e graciosos são esses "tesourinhas"! Uma pena que não me lembre de tê-los vistos por aqui...Acho que devem ser mais raros aqui no Rio de Janeiro...Mas meu marido me disse que lá em Goiás,onde ele nasceu e cresceu, via muitos deles... Devem ter um vôo tão bonito! Uma sorte você poder acompanhar a rotina do ninho deles! Quando puder,passa lá no meu bloguinho pra ver as fotos que o meu marido tirou da pomba chamada "asa branca",que fez um ninho numa árvore do estacionamento do lugar onde ele trabalha... O filhote desse interessante pombinho só deixa o ninho quando já está quase do tamanho dos pais...Uma graça!
    Tudo de bom e o meu abraço grande e carinhoso pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa. Essas aves são fantásticas em voo. No Rio de Janeiro deve ter, mas só, que às vezes, não estão migrando pro Rio. Obrigado , minha amiga. Nossa que fantástico, que sorte ela fazer o ninho no estacionamento, é meio raro isso por aqui.
      Abraços, tudo de bom!!!!!

      Excluir
  4. Aqui na minha cidade, São Simão-SP, na minha rua fizeram um ninho no poste.
    Que é muito desajeitado mas ao mesmo tempo engraçado. Gosto quando eles chegam, porque é sinal de chuva.
    Espero por eles todos os anos.

    Angelica

    ResponderExcluir