21 de janeiro de 2013

Vinca

A Vinca é conhecida popularmente como: boa-noite, bom-dia, ou vinca. É uma planta muito bonita, era muito comum antigamente, seu avô ou sua avó tem essa plantinha no jardim... Mas hoje é usado no paisagismo. Pode atingir até um metro e atrai muitas borboletas




A Vinca pode ser encontrada em várias cores rosa, branca, roxa, vermelha, e com flores com listras e mesclas. Pode nascer espontaneamente no jardim, e também pode se tornar uma planta invasiva. Há a variedade pendente dessa planta, e é maravilhosa também!  Esta da foto nasceu sozinha no jardim!

A  Vinca fica maravilhosa nos jardins, em jardineiras nas janelas, em jardineiras suspensas, em vasos, fazendo bordaduras no jardim,  e em maciços.




Pode ser cultivada à  sol-pleno ou à meia-sombra, e floresce o ano inteiro. O solo não precisa ser rico em matéria orgânica, mas isso ajuda na floração da planta. Multiplica-se por sementes, lembre-se que esta planta é invasiva!
As mudas podem ser encontradas à R$ 1,50, e as podas não são necessárias.


Deixe seu comentário!

13 comentários:

  1. Olá GIOVANI, que ótima idéia você me deu. Tenho uma floreira esperando uma plantinha nova, acho que já sei qual vou plantar! Me fez lembrar do tempo em que eu era criança e minha mãe, minhas tias, todas tinham em seus jardins, que saudades...
    Ah, obrigada pelo carinho de sempre passar por aqui, a visita de vocês faz mais feliz os meus dias.
    Abraços,MELISSA E ALECRIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela!! A sua Vinca vai ficar maravilhosa em sua floreira, tenho certeza! É... essas flores fazem lembrar do passado, quando seus avôs e avós tinham essa plantinha em seus jardins, sempre dando alegria a casa...
      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Adoro as vincas, já tive em uma casa que morei, hoje tenho em vasinhos..rs rs pque moro em apto...cada flor que nasce fico super feliz!
    Parabéns pelo blog
    Conheci o mesmo no grupo Somos Jardinistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noeliaurbano. As Vincas também vão muito bem em vasos. As Vincas dão cor ao ambiente deixando mais colorido e bonito!
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  3. Oi Giovani, gosto muito dessa plantinha, ela vive florida e dispensa cuidados, por isso foi escolhida pra embelezar a minha calçada, adoro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima. Eu também gosto muito desta planta, eu quero plantar outras cores... Verdade, a Vinca não precisa de muitos cuidados ( irrigação, fertilidade do solo, podas etc..) e floresce o ano todo :D !!
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito bom Giovani!
    Quando florescerem, virão muitos beija-flores. Abçs. Luís Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Luís, já vi várias vezes :D
      Obrigado por comentar!

      Excluir
  5. Muito bom, Giovani!
    Quando florescerem, virão muitos beija-flores.
    As grevilhas são ótimas para atraí-los,
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís, Sim, as grevíleas atraem muitos beija-flores e borboletas também, já fiz uma postagem sobre as grevileas, pena que nunca consegui uma foto dela com um beija-flor...

      Excluir
  6. Acho linda essa florzinha,mais nao sei pq aqui em casa ela não nasce rsrsrs essa semana comprei uma mudinha ja c florzinha cor rosa choque bem forte linda demais,plantei ela mais acho q exagerei no buraco q fiz p colocar ela,a florzinha caiu logo mais ja ta vindo outra,tomara q agora eu consiga te-la aqui no meu jardim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilda, essas Vincas nascem igual praga no meu jardim, já nasceu na calçada e em quase todos os lugares, ela nasce em qualquer rachadura no chão, mas as flores delas são lindas e nunca tirei elas dos lugares.
      Boa sorte!
      Abraços!

      Excluir