15 de maio de 2013

Clerodendro.

O Clerodendro é uma trepadeira magnifica. Ela cresce de três a quatro metros e floresce no outono e no inverno. As minhas estão carregadas de flores, e estão crescendo muito. Achei minha muda em uma caçamba de lixo, ela estava pequena, com menos de um metro; peguei ela, coloquei em um vaso até que suas raízes se desenvolvessem melhor, cuidei com muito carinho, e transplantei no chão; agora elas estão retribuindo todo carinho e cuidado que tive com elas. 








É uma planta que deixa qualquer lugar com um ar vivo e colorido, muito chamativa e atraente, precisa de algum suporte, é ótima para fazer pergolados, treliças e caramanchões. Esta planta é atrativa para beija-flores e borboletas .




Besourinho-de-bico-vermelho macho visitando a clerodendro. 

Besourinho - de - bico - vermelho

O meu jardim atraiu uma nova espécie de beija-flor, o beija - flor dourado!
 ( clique nas imagens para ampliá-las )

Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica, aprecia pleno - sol e meia - sombra, deve ser plantado no solo, pois não aprecia vasos pequenos e apertados, mas vai bem em vasos bem grandes, mas por pouco tempo...
Não é necessária podas, mas pode podar galhos secos e com doenças. Se multiplica por estaquias e seu preço é acessível em média R$ 25,00 .

8 comentários:

  1. Nossa!! Que linda. Cada flor com sua beleza única! Eu amo todas e sempre encontro um jeitinho de plantar mais algumas hehe!
    Um grande abraço e parabéns pelo carinho em resgatar essa lindeza do lixo. ATÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela. É muito linda, não acha?
      Foi uma grande surpresa achá-la em uma caçamba de lixo, ela estava bem fraca e bem pequena. E olhe agora como ela está...
      Abraços e obrigado!

      Excluir
  2. oi Giovani, e que retribuição, não tem dinheiro que pague, ver todo esse desenvolvimento e por fim uma florada dessas, linda demais.
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima! É mesmo, você tem toda razão, não tem dinheiro que pague essa belezura!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá,Giovani!
    Que imagens lindas do teu clerodendro! E eu adorei a estória do "resgate" dele!Realmente depois de todo o teu esforço para salvá-lo,vê-lo assim tão belo, florido e saudável é a melhor das recompensas!Parabéns pela tua dedicação,carinho e respeito pela nossa natureza! Fico sempre alegre em vir aqui te visitar!
    Meu abraço grande e um ótimo domingo pra você!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa!!! Para mim, foi muito emocionante encontrá-la na caçamba de lixo. Obrigado !!!
      Abraços e uma ótima semana!

      Excluir
  4. Achei mudas em um terrano baldio.Plantei em caso porque não tenho espaço com terra em cada..Sera que vai dar certo/

    ResponderExcluir