1 de agosto de 2013

Periquito - de - encontro - amarelo

Acho que vocês já viram esta ave em áreas arborizadas, em palmeiras de sua cidade, voando livre e solto por aí... É uma ave linda, e, ao mesmo tempo, muito barulhenta. É uma ave que é encontrada em quase todo Brasil, e tem as cores brasileiras ( Verde e amarelo). É conhecida em vários lugares como Periquito - brasileiro, Brasileirinho, Periquito - de  - asa - amarela, Encontro - amarelo.




É uma ave que é comercializada ILEGALMENTE  por traficantes de aves,  por pessoas que não tem um pingo de amor pelos animais, e por pessoas IGNORANTES que só querem ver aves presas. Não entendo o que essas pessoas tem na cabeça, não tem motivo para prender as aves. As aves foram feitas para voar e não para ficar presas. Sou contra aves em cativeiro, sou contra o tráfico de animais, sou contra maltrato de animais, etc... Vamos acabar com essa palhaçada de aves em cativeiro. Os pássaros foram feitos para voar e não para ficar presos!!



O Periquito - de - encontro - amarelo se alimenta de frutos, grãos, flores e néctar. Fazem ninhos em cavidades de árvores, em casas do João - de - barro abandonadas, etc... Botam em média cerca de 5 ovos e após 26 dias nascerão novos periquitinhos.
Essa ave é encontrada em quase todo Brasil; em plantações, matas ciliares, na cidade, e no cerrado; vive em bandos grandes.

8 comentários:

  1. Eu imagino que quem faz isso não gostaria de viver numa gaiola,não é ?
    tenha um ótimo fim de semana.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone. Falou tudo!!! Ninguém gostaria de viver preso.
      Abraços, tenho um ótimo final de semana também!

      Excluir
  2. Oi Giovani, por aqui tem bastante, vivem soltos e fazem muito barulho mesmo, mas infelizmente ainda existe muitos em cativeiro e o comercio continua, uma pena realmente.
    Um feliz fim de semana, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima! Por aqui tem um número consideravelmente bom dessa ave. Concordo com você, uma pena!
      Abraços, e um ótimo final de semana!

      Excluir
  3. Olá,Giovani!
    Realmente este periquito é muito lindo e nos traz muita alegria em vê-los livres e alegres na natureza! Mas eu também fico muito triste em ver tantos pássaros presos e maltratados pelo tráfico de animais selvagens...É algo que nos traz revolta e indignação, além de expor um lado sombrio da raça humana,que é a única que causa tanto sofrimento para tantas espécies do planeta,inclusive para os seus próprios semelhantes! Por isso, acho ser fundamental o investimento num novo sistema educacional,onde a educação ambiental possa ser uma das prioridades, e quem sabe assim,possamos colher os "frutos" de um futuro melhor e mais justo para a natureza e para todos nós...
    Um abraço grande pra ti!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Seu comentário é brilhante! Falou tudo!!!!
      Abraços e tudo de bom para você!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Aqui no Bairro que moro em São Paulo Brooklyn Paulista eles vivem aos montes e já socorrí vários feridos, que depois voltaram para a natureza, mas exatamente hoje estou com um que estava com uma perna amputada e a outra totalmente dilacerado por linhas de provavelmente quadrado de moleques. Tive que terminar de amputar a outra perna, e ele está se covalescendo, e provavelmente terei de cuidar dele até morrer. Infelizmente nosso povo não tem educação e seus progenitores devem ser uns bichos do mato, porisso isso acontece. Sergio Leonardo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Muito boa sua ação com as pobres aves que sofrem com o que algumas pessoas fazem, mas vamos com calma. Em novembro eu vou fazer uma matéria aqui no blog sobre os perigos do cerol utilizados nas pipas, elas trazem vários danos tanto para pessoas quando para a natureza. Concordo que algumas pessoas não tem edução, mas às vezes isso é falta de conscientização. Aqui no meu bairro, sempre imprimo alguns folhetos e converso com os vizinhos sobre a importância da natureza e os riscos que as pessoas não sabem que podem fazer, como por exemplo: soltar pipas. Essa minha ação fez com que as pipas foram quase "extintas" do bairro, fazendo com que os riscos à natureza e aos humanos diminuísse. Eu não falaria que " os progenitores devem ser uns bichos do mato ", pois só falta conscientização.
      Obrigado!

      Excluir