15 de dezembro de 2013

Chapéu-de-napoleão

O Chapéu-de-napoleão ( thevetia peruviana ) é uma pequena árvore muito conhecida e muito utilizada no paisagismo. Ela pode crescer até quatro metros, também é conhecida como Trombeta-da-mata, Cerbera, Noz-de-cobra e Acaimirim. Suas flores são amarelas ou laranjas, grandes e chamativas; há uma variedade desta planta de flores brancas.




 A Trombeta-da-mata, no paisagismo, é plantada em vasos grandes, isolada e também pode ser usada como cerca-viva. Floresce durante todo ano, mas com mais intensidade no verão e na primavera. É uma planta atrativa para abelhasATENÇÃO: O CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO É UMA PLANTA TÓXICA, MANTENHA LONGE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.  CASO INGERIDA, ELA PODE CAUSAR INTOXICAÇÕES. SINTOMAS: QUEIMADURAS NA PELE, VÔMITOS E SALIVAÇÃO; ESTA PLANTA TAMBÉM PODE CAUSAR A MORTE DO INDIVÍDUO, POR PARADA CARDÍACA.
O Chapéu-de-napoleão não tolera geadas ou o frio intenso.




O Chapéu-de-napoleão deve ser plantada sob sol pleno, mas tolera meia - sombra. Aprecia solo rico em matéria orgânica. Ela tolera curtos períodos de estiagem. As podas devem ser realizadas pelo menos uma vez ao mês. A Tombeta-da-mata se multiplica por estacas e por sementes.  Ela está sendo comercializada à R$ 18,00.

Deixe seu comentário e curta nossa FAN PAGE no FACEBOOK CLIQUE AQUI! 

6 comentários:

  1. Gostei muito desta mini árvore se é que se pode falar assim, além da dar flores,
    é muito bela ,estou com planos de saír da casa que moro mas a casa dos meus sonhos não tem muito quintal , então esta árvore seria a solução para minhas orquideas, já que tenho a maioria delas presas em xaxim.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone. Ela está sendo utilizadas em apartamentos, fica muito bonita na sacada! Seria uma ótima solução para suas orquídeas.
      Abraços e uma ótima semana!!

      Excluir
  2. Oi Giovani,
    acho linda essa arvoreta, a minha vizinha plantou duas na rua e estão lindas, mas não sabia que ela é toxica.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima!! Ela é muito bonita, pena que é tóxica; cuidado...
      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  3. Oi comprei uma muda agora, mas não sabia que era tóxica, terei que ter muito cuidado com meus pets. Obrigada pela informação. Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho estas árvores há 19 anos, e sempre tivemos muitos bichos (quando digo muito, quero dizer muuuito!) só ano passado descobri que ela é tóxica, mas felizmente nunca tive problemas com eles, talvez seja por sua seiva sair com facilidade quando se extrai uma flor, folha ou galho, e isso torna pouco atrativo para eles brincarem, mas sempre de olho né, cuidado nunca é demais, lave bem a área em contato com a seiva com água e sabão. Pretendemos nos mudar e já estou fazendo novas mudas, basta colocar as sementes em vaso com terra e regar frequentemente que ela faz o restante, simples assim, temos de flor amarela e laranja/salmão, adoro minhas árvores!

    ResponderExcluir