18 de outubro de 2012

Não deixem os beija-flores morrerem.

Você sabia que, no inverno, beija-flores podem morrer de fome e frio? Sim, é verdade. Beija-flores podem morrer de fome e frio durante o inverno, pois a oferta de flores e insetos é muito menor. Em dias frios e nublados algumas flores sequer abrem suas pétalas. A situação fica muito pior quando, após vários dias de chuva, a temperatura cai bruscamente. Então,  a noite chega e beija-flor cai em sono letárgico, a temperatura do corpo cai de 40ºC para 19ºC, assim eles economizam energia. Se a manhã seguinte for ensolarada, o corpo do beija-flor se recupera gradativamente com o aumento da temperatura ambiente. Somente quando a temperatua corporal dele chegar a 30ºC ele poderá voar novamente.Até ele se recuperar e voltar a sua temperatura ambiente ele é uma presa fácil!
O cinza das cidades estão invadindo o verde das florestas. As aves que não vão embora para regiões mais verdes são obrigadas a percorrer quilômetros à procura de comida.



Você pode ajuda-los!Você seria capaz de ajudar uma criatura tão linda como essa?
Agora que vamos fazer algo por eles,vamos começar a fazer um jardim para essas magníficas aves!
  Aqui no Brasil,temos um inverno sem neve,e algumas plantas florescem o ano inteiro.Algumas dessas plantas são muito atrativas para beija-flores.Vou começar com algumas espécies de flores atrativas para eles
Caliandra


A caliandra, uma planta rústica, fácil de cuidar. Poder ser cultivada a pleno sol, em solo fértil. Excelente para formar cercas-vivas ou como planta isolada. Algumas pessoas fazem podas anuais. Se não for podada pode atingir 5m de altura. A caliandra vermelha atrai mais beija-flores, pois eles enxergam melhor a cor vermelha.
Camarão Amarelo
                                                        (Foto feita em minha casa)
Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão-amarelo é uma planta muito vistosa. Sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar suas inflorescências.De fácil cultivo é muito utilizada em vários jardins!
Suas flores contém muito néctar,os beija-flores adoram!!!!!!!!!!!!!!!!

Brinco-de-Princesa

Os brincos-de-princesas gostam do clima ameno ou quente e úmido. São pouco exigentes com o solo, com exceção de algumas variedades que preferem solo arenoso e rico em matéria orgânica.De fácil cultivo,e é muito atraente para beija-flores.Cresce até 2 metros.

Lantana

Muito atraente para beija-flores,e as cores das flores colorem qualquer lugar! Todas as espécies são consideradas invasoras e os pecuaristas detestam essa planta. 

É uma planta muito rústica, precisa apenas de muita luz solar. Pode ser podada e tolera geadas. Floresce o ano todo e atrai beija-flores e borboletas.
Então vamos começar o jardim?
Mais para frente vou postar sobre mais plantas atraentes para beija-flores!!
Comentem!!!


                                                                                                        

10 comentários:

  1. Adorei muito informativo,vou entrar nessa de ajudar os beija-flores tbm!

    ResponderExcluir
  2. Oi obrigado por sua participação.É muito gratificante ajudar essas maravilhas :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei o site.Com certeza vou adquirir mudas das que me faltam.Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu já sabia disso, por isso, na minha varanda do primeiro andar do meu prédio, sempre mantenho 2 recipientes com "nectar para beija flor" que já tem dono. Ele(a) é de um profundo verde escuro metálico, lindo demais. Tomou conta, não deixa os cambacicas chegarem perto. Ontem ficou até as 18h00, vigiando seus 2 bebedouros com nectar - que tem duração de 5 dias, após esses dias faço a troca, deixo os recipientes de molho por 15 minutos em áqua sanitária, depois é lavado e escovado em água corrente e novamente enchido com nova solução de Nectar para beija flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Você está fazendo corretamente usando néctar, ao invés de açúcar, e higienizando muito bem. Assim os beija - flores de seu apartamento estarão sempre saudáveis!
      Os beia - flores são encantadores e vez em quando, muito territorialistas...
      Parabéns, continue assim!
      Abraços e tudo de bom!!!

      Excluir
  5. É preciso cuidar bem desses lindos beija-flores, que bom
    estar em contato com essa postagem que fala do cuidado
    dessas aves tão mimosas.
    Agora já sei como ajudá-los!
    Amo-os!
    Felicidades!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça. Vamos cuidar dessas espécies que estão sumindo de nossas cidades pela falta de flores. Vamos plantar muito e cuidar deles!
      Abraços!

      Excluir
  6. Muito bom, encontrei o site por acaso, em busca de sementes de Zinnia luliput. Mas adoro beija flor e borboletas, meu jardim é pequeno, mas ajudo com o que posso. veja fotos que posto: https://www.flickr.com/photos/marcioamorim70

    ResponderExcluir
  7. a mimosa costuma ser bem parecida com essa caliandra. se quisesse alternar pra uma planta menor, está aí uma alternativa.

    ResponderExcluir
  8. oi,aqui na minha casa tenho um pe de hibisco colibri e os beija flores adoram mas so eu e a vizinha se preocupamos com os beija flores so que temo que eles morram conforme a época muda pois fica frio e chuvoso e não consigo mudas de plantas para eles o que devo fazer. Na rua de casa e bem arborizada tem Ipes, Sibipirunas, Tipuanas, pata de vaca e primaveras etc.

    ResponderExcluir