16 de janeiro de 2013

Zínia Dobrada


A zínia é uma planta encantadora e muito chamativa. É uma planta anual e tem uma floração impressionante! Suas flores tem cores bem chamativas e é muito usada no paisagismo. Já postei sobre um pouco delas aqui no blog. Esta planta pode crescer até um metro e trinta centímetros, e ela atrai beija-flores, borboletas e também pode atrair abelhas.





Deve ser cultivada à sol-pleno e o solo não precisa ser muito rico em matéria orgânica, mas se o solo conter muita matéria orgânica, ela pode florescer ou crescer mais! Existem várias cores de zínias como: rosa, vermelho, branca, laranja, amarelo, roxo, creme, com mesclas e listras, e há também a variedade com a cor verde( mais rara )!



Suas flores tem grande durabilidade, e se multiplica por sementes que são facilmente levadas pelo vento ou se espalham pelo jardim, tornando esta planta invasiva. Há a variedade da zínia dobrada anã ( zínia liliput ) que já cultivei muitas vezes. Algumas zínias nascem até em rachaduras no chão e no meio de entulho, estas das fotos nasceram no meio de um pequeno monte de pedras.

Deve ser cultivada em sol-pleno e não é necessária a realização de podas. O solo não precisa ser rico em matéria orgânica. É uma planta muito comum em todo Brasil. Elas nascem na beira de estradas, em rachaduras e em qualquer lugar onde cair suas sementes, por isso é considerada invasiva, mas é uma planta maravilhosa!


Deixe seu comentário.

6 comentários:

  1. Olá, que lida essas flores. Amo todas e essas as borboletas visitam muito não é?
    Passei também para agradecer o seu carinho lá no meu cantinho, fico muito feliz quando recebo vocês. Abraços e até breve! MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela! É... As borboletas adoram e os beija-flores também :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Noeliaurbano, as zínias são maravilhosas. As cores são bem chamativas e fortes.
      Abraços

      Excluir
  4. Plantei Zinia Lilliput no vaso. Já estão com 2 semanas de vida. Estou adubando com NPK 04-14-08. Em quanto tempo será que darão flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a zínia lilliput, começa a florescer aproximadamente 30 dias após ser semeada, algumas podem demorar mais e outras menos. Em questão do adubo, elas não precisam de muita adubação, pois podem nascer até em solos pobres em matéria orgânica; mas elas ficam com mais vigor e mais bonitas com o adubo. Em aproximadamente trinta dias, você já vai ter flores no jardim. Espero ter te ajudado!

      Excluir